TERRAZZO

O TERRAZZO é um material compósito para revestimento de superfícies em pavimentos e paredes, formado a partir de uma argamassa constituída por um ligante técnico colorido e agregados decorativos de pedra, vidro e outros.
Depois de aplicado nas superfícies a revestir, é submetido a um processo de polimento e acabamento, pelo qual é possível obter uma superfície lisa, isenta de juntas e poros, com possibilidades decorativas virtualmente ilimitadas ao nível dos desenhos e estereotomias de cor.

Principais benefícios ◊ vantagens

Os revestimentos CASTAN FLOOR TERRAZZO permitem a instalação de pavimentos de elevado valor decorativo e altas prestações.
Estes revestimentos possuem um ciclo de vida muito dilatado e baixos custos de manutenção, destinando-se a áreas de prestígio com trânsito pedonal muito elevado.

Com criatividade e através da utilização de elementos decorativos de separação entre áreas de cores e texturas contrastantes, é possível inscrever elementos geométricos, desenhos, logótipos ou outras composições artísticas. Tendo capacidades únicas de comunicação, a sua utilização em espaços-conceito e de branding é um factor decisivo de diferenciação e afirmação de projectos em áreas de actividade tão diversas como a Hotelaria, a Cultura, o Retalho, os Transportes, a Saúde ou a Educação.

Raízes Históricas

Este é um revestimento com raízes ancestrais, ilustradas por descobertas de pavimentos deste tipo em edificações do período inicial do Neolítico, nomeadamente na Ásia ocidental. Posteriormente, em Itália, construtores venezianos fizeram evoluir esta técnica, a partir de um ligante de barro e excedentes de pedra mármore, utilizando o leite de cabra como selante.

Após 1920, com a massificação da disponibilidade da energia eléctrica e dos equipamentos de polimento industriais, a técnica do TERRAZZO de ligante hidráulico manteve o seu caminho de aperfeiçoamento, sendo inúmeros os exemplos de pavimentos construídos na primeira metade do século xx que ainda hoje se encontram em serviço, um pouco por todo o mundo. A partir de 1970 e com a introdução de novos ligantes à base de polímeros, o TERRAZZO conheceu novos e importantes desenvolvimentos que o conduziram até aos níveis de sofisticação, acabamento e prestações que hoje observamos em muitos espaços públicos de alto tráfego.